Tecnologias Educacionais

Pedagogia noturno 3° ano FAFIPAR


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Implicações das daptações Curriculares

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir em baixo  Mensagem [Página 8 de 10]

176 RE:adaptações curriculares em Qui Nov 18, 2010 12:15 am

Realmente concordo com a Cristiane, o currículo tem que ser adaptado sim, porém, não surti efeito algum se o professor não estiver preparado para tal...é necessário, quando falamos em implicações currículares pensarmos o que realmente deveríamos fazer para melhorar a qualidade de ensino para os nossos alunos, que adaptações precisariam ser feitas, qual o objetivo que se quer alcançar com tal mudança e finalmente ter a plena convicção de que a mesma proporcionará benefícios tanto no presente quanto no futuro...enfim são tantos os questionamentos, contudo cabe ao professor adotar uma postura reflexiva e ativa para que tudo isso se concretize.

Ver perfil do usuário

177 i.d.c. em Qui Nov 18, 2010 12:14 am

Concordo com a Ana Maria, pois muitas vezes a criança tem uma
deficiência mínima, mas os pais e professores acham mais cômodo
colocar a criança numa escola especial do que numa escola normal,
não pensam na pessoa que tem que ser socializada com outras
pessoas de sua idade para poderem se desenvolver melhor.
O que tem que ser feito é a adaptação certa para esse aluno ser
inserido onde lhe é de direito. sunny

Ver perfil do usuário

178 Re: Implicações das daptações Curriculares em Qua Nov 17, 2010 11:27 pm

Concordo com a Juliana, eu acredito que todos os métodos são validos, a partir do momento que funcionem, pois cada criança tem seu tempo seu espaço e temos que respeitar,o que falta é fazer com que o professor que está diretamente ligado ao aluno se aproprie desses métodos e planeje suas aulas de forma atraente que prenda a atenção de seus alunos e que o mesmo professor tenha condiçoes de reformular outros métodos para alcançar os demais,as adaptações curriculares se fazem a partir dessas práticas, pois como dizem alguns colegas de que adianta adaptar o curriculo se na pratica continua no mesmo, o professor desinteressado em aprender, o aluno " especial" jogado pelos cantos ou tentando se encaixar em algum grupo e a coordenação da escola fazendo de contas que está tudo perfeito, que a inclusão e funciona.è necessário cursos de capacitação para os professores, coordenadores e diretores mas também é necessário que se tenha alguém visitando, cobrando na prática tais adaptações, de nada adianta adaptar o curriculo, jogar nas escolas e.....

Ver perfil do usuário

179 Re: Implicações das daptações Curriculares em Qua Nov 17, 2010 7:37 pm

PENSO QUE A POSIÇÃO DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO É IMPORTANTÍSSIMOS MAS, SEM AJUDA, SEM UMA ORIENTAÇÃO, SEM DIREÇÃO, DIFICILMENTE ELE CONSIGA FAZER ALGO SOZINHO ! O QUE QUERO DIZER É QUE AS ADAPTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DEVEM ACONTECER A TODO MOMENTO JÁ QUE ELE ESTA DIRETAMENTE LIGADO AO ALUNO, MAS A PARTIR DO QUE?? E PARA QUE, SERÁ QUE PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA ESSAS QUESTÕES SOBRE ADAPTAÇÃO, DIVERSIDADE NOS CURRÍCULOS ESTÃO CLARAS!!?????
QUANDO FALO QUE O CURRÍCULO PRECISA NASCER DE NOVO NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO SERVE MAIS OU QUE NUNCA SERVIU, MAS QUE PRECISA SER RECRIADO MODELADO PARA PELO MENOS PODER DIRECIONAR OS PROFESSORES QUE ESTÃO BATALHANDO EM SALA DE AULA PARA ATENDER TANTOS INTERESSES DIFERENTES AO MESMO TEMPO !!!

Ver perfil do usuário

180 Re: Implicações das daptações Curriculares em Qua Nov 17, 2010 2:08 pm


Na verdade se fala em adaptar um novo currículo, mas temos que ter a consciência que não basta simplesmente aumentar a grade curricular, jogando novas disciplinas ou adaptando em outras matérias, se a forma como esta sendo ensinado muitas vezes não consegue atingir o objetivo; contribuir, ampliar o conhecimento do aluno ( como o prof° Antonio disse).
NÃO ESTOU QUERENDO DEFENDER NENHUM MÉTODO, mas creio que temos sim, que pensar em abordar em sala se aula esse pontos fundamentais; a diversidade em todas as duas dimensões, mas pensar também como iremos conduzir esse processo, para atingir nosso objetivo, na medida em que temos vários alunos, e cada um com seu tempo e forma de apropriar desses conhecimentos. E aí que eu acho, que começam aparecer as implicações para adaptar um currículo, pois não basta oferecer meios para que os profissionais da educação ampliem seus olhares, dependemos muito da boa vontade deles, em deixar de reproduzir e começar fazer com os alunos sintam parte desse processo.

Ver perfil do usuário

181 Re: Implicações das daptações Curriculares em Qua Nov 17, 2010 1:13 pm

Realmente a Grazi e o Reginaldo têm razão. Adianta termos um currículo maravilhoso para não ser seguido 100%? Adianta vermos os erros dentro das escolas que trabalhamos e não fazermos nada?
Muitas vezes até mesmo as escolas impedem que tentemos mudar o que vemos de errado.
Para muitas, por falta de preparação, tratam os seus alunos que são "diferentes" da mesma maneira que os outro, mesmo que esse aluno necessite de uma atenção especial para poder compreender melhor o que está sendo ensinado.

Ver perfil do usuário

182 impl. das adap. cur. em Qua Nov 17, 2010 6:20 am

confused O que o Reginaldo escreveu é verdade, no papel é tudo maravilhoso, só que nossa realidade é muito diferente, tem muitas coisas a serem adaptadas no curriculo, nós que estamos no meio escolar que vemos muitos erros existentes dentro das escolas, mas não basta apenas ver e comentar tem que ajudar e trabalhar para que essa realidade mude, está em nossas mãos. confused

Ver perfil do usuário

183 Re: Implicações das daptações Curriculares em Qua Nov 17, 2010 2:25 am

As adaptações curriculares devem ser feitas para a socialização dos alunos com outras pessoas. E para mostrar que inclusive aqueles que possuem algum problema físico e/ou mental são capazes de aprender como as que não possuem nenhum desses problemas.

Ver perfil do usuário

184 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 11:59 pm

Para que seja implantada as adaptações nesse nível tem caráter funcional, são significativas e elaboradas para alunos com déficits graves e permanentes, que não consigam alcançar os objetivos, conteúdos e componentes propostos no currículo regular. Devem ser realizadas por especialistas com a ajuda da família e após uma avaliação psicopedagógica.

Ver perfil do usuário

185 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 11:55 pm

Para que essa adaptação aconteça é necessario criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento;
- propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar;
- Favorecer a participação nas atividades escolares;
- Propiciar o mobiliário específico necessário;
- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários;
- Adaptar materiais de uso comum em sala de aula;
- Adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos de comunicação oral (no processo ensino-aprendizagem e na avaliação).

Ver perfil do usuário

186 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 11:17 pm

Boa tarde!!!
Realmente Jé...e torno a dizer que não precisamos radicalizar ao ponto de afirmar que nada do currículo atual serve, deve-se sim fazer uma reflexão sobre o mesmo mas acrescentando subsídios, ao invés de jogar tdo fora e partir do zero. Concordo com o Rodrigo quando ele diz que na teoria tdo é bonito e na pratica é diferente, mas não devemos nos prender a isso...Na realidade tdo esta nas mãos de quem está mais próximo das crianças do que um papel, ou de uma organização que nem ao menos está presente no dia-a-dia desses alunos, nós enquanto professores que devemos estar atentos a essas adaptações.
santa santa santa santa santa

Ver perfil do usuário

187 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 11:06 pm

Sim Juliana mas um novo currículo não nasce da noite pro dia.,.,tdo é um processo e requer trabalho para isso estamos aqui discutindo sobre tal assunto,...

Ver perfil do usuário

188 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 7:31 pm

Concordo com uma observação que a Bárbara fez, nove anos de ensino fundamental, três anos para ensino médio, ai são doze anos na vida escolar incluir novas disciplinas seria o caminho ???? quando muitas vezes não se da conta nem das disciplinas tradicionais!!!! penso que um planejamento melhor elaborado que comportasse a ADAPTAÇÃO essas disciplinas dentro do currículo já existente seria algo mais coerente. Ideal seria mesmo como a bah. colocou, o nascimento de um novo currículo!!
Mas enquanto isso !!!

Ver perfil do usuário

189 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 7:15 pm

BárbaraM


Convidado
Quando se fala em Adaptações Curriculares, eu penso no currículo de hoje, que deveria morrer e nascer de novo. Primeiro, onde já se viu não reprovar um aluno; não conseguiu, paciência, tenta de novo ano que vem.E também deveria haver uma idade máxima para terminar o 2° grau, pois nos deparamos com um aluno de 25 anos que bateu em uma professora, pois a mesma o reprovou.Agora temos 156 novas disciplinas para serem escolhidas para por no curriculo. Tenha santa paciência, 9 anos ensino fundamental e 3 médio, e não dá pra encaixar essas 156 disciplinas? Cultura cigana? Pra quê? Cultura cigana, índigena, africana e de mais culturas deveriam ser automáticas, naturais na disciplina de História e até Geografia.

190 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 6:32 pm

Sendo a escola onde os indivíduos terão contato com os mais diferentes gêneros, religiões, raças, enfim com o que para eles é diferente, vejo que as instituições tem um grande desafio em desde as séries iniciais trabalhar esse conhecer e aceitar; a questão é: infelizmente temos ainda muitas PROFESSAURAS que indiretamente continuam a incentivar as ações de preconceito e exclusão.

Ver perfil do usuário

191 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 3:39 pm

Rose, acredito que não apenas na própria escola, mas todo o sistema educaconal tem que mudar esse olhar, ainda tratando do Brasil, que é uma misturas de povos....
e claro que a escola que deve começar a ampliar os olhares...

Ver perfil do usuário

192 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 3:31 pm

Rose


Convidado
Acredito que está intrínseco nas pessoas o não aceitar o diferente. Que existe diversidade todos sabemos, mais fomos mediatizados por adultos com preconceitos, e isso não é fácil de mudar. Espero que através da escola esse quadro mude, mais com certeza deve ser mudado na raíz da educação, isto é, do maternal ao medio, superior, especialização, etc..

193 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 2:33 pm

certamente toda mudança não é facil, como diz Reginaldo, pois sabemos como é a realidade escolar. Porém, sabemos que a escola interfere na vida dos alunos, interferindo na sociedade. Sei que toda a mudança é complicada, mas se realmente queremos oferecer as oportunidades iguais para os alunos, devemos reconhece que ninguém é igual, por isso, não se pode trabalhar beseado em um curriculo que não reconhece as diferenças. Como a Aline W. disse o curriculo não é algo que pronto e nem acabado,e sim construido com a conribuição todos os envolvidos, para melhor atender de acordo com a sua realidade.

Ver perfil do usuário

194 implicações das adaptações curriculares em Ter Nov 16, 2010 4:21 am

flower De acordo com o que vimos em sala de aula o currículo deve ser pensado com base em uma perspectiva mais holística e construtiva na aprendizagem, ou seja, nós os novos profissionais da educação temos que repensar sobre esse currículo e fazer as adaptações contando com uma base construtiva para as instituições de ensino.
Sempre irão existir adaptações a serem feitas e novos trabalhos a serem testados, só depende da boa vontade de mudança, que é o que falta para esses profissionais.

flower

Ver perfil do usuário

195 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 2:29 am

TUDO ISSO AMIGOS É MUITO BONITO COLOCADO EM PLANEJAMENTOS E METAS, MAS SABEMOS QUE TUDO QUE SABEMOS E VEMOS NO NOSSO DIA A DIA, OU SEJA ATRAVÉS DE NOSSOS FILHOS OU VIZINHOS, OU ATÉ MESMO EM NOSSO TRABALHO PARA AQUELES QUE EXERCEM A PROFISSÃO DE DOCENTES, VEMOS QUE É TUDO E TODO DIA COLOCADO A PROVA, TUDO AQUILO QUE VEMOS NO QUE SE DIZ ADAPTAÇÕES CURRICULARES.
Para que possa ocorrer mudanças e transformações no curriculo temos muito que mudar e amadurecer, pois a nossa sociedade e os que se dizem professores,repassadores de conhecimentos sente-se com medo, retraidos pois os mesmo tem se tornado, acomodados com o saber e sua metas para com a sociedade e para com aqueles que possuiem dúvidas, interrogações e muita curiosidade do que ainda não compreenderam.

Ver perfil do usuário

196 Re: Implicações das daptações Curriculares em Ter Nov 16, 2010 12:24 am

AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES LEVAM PARA AS ESCOLAS SUAS INTERROGAÇÕES SOBRE COMO SE É TRATADA AS QUESTÕES RACIAIS, SEXUAIS, CONDIÇÕES SOCIAIS ETC.. E ESPERAM RESPOSTAS DA ESCOLA PARA ENTENDER O MUNDO. REPENSAR O CURRÍCULO SIGNIFICA TRATAR ESSAS QUESTÕES DE MANEIRA SISTEMATIZADA, DANDO A DEVIDA IMPORTÂNCIA A ESSES CONHECIMENTOS, QUE TRABALHE A DIVERSIDADE DE MANEIRA ABERTA, HUMANIZADORA, SOCIALIZANDO OS SABERES.

Ver perfil do usuário

197 Re: Implicações das daptações Curriculares em Seg Nov 15, 2010 7:47 pm

embora sempre há pessoas que trabalham na área da educação falando sobre as inclusões acredito que antes de questionarmos as ações ocorridas dentro das instituições de ensino deveriamos analisar e avaliar as ações que os orgãos competentes(secretarias e ministério da educação) estão tomando para que isso se concretize realmente para que não sejam apenas números de amostra como vemos hoje.

Ver perfil do usuário

198 implicações das adaptaçóes curriculares em Seg Nov 15, 2010 5:15 pm

Concordo plenamente com o que a Aline escreveu, pois o curriculo nunca vaim ser algo pronto, a educação sempre está em mutação, portanto as adaptações curriculares também estão, sempre irão aparecer novas crianças e novos profissionais da educação e assim novas implicações para essas adaptações curriculares.

Ver perfil do usuário

199 replica em Dom Nov 14, 2010 11:58 pm

Então rodrigo e demais colegas, será que esta adaptações curricular não poderia ser uma expecie de lei? como temos varias na LDB.
Será que isto só depende dos diretores, cordenadores e professores não seria algo de maiores proporções?

Ver perfil do usuário

200 tudo muito bonito em Dom Nov 14, 2010 11:52 pm

Admin

avatar
Admin
toda esta teoria de adptações curriculares é muito bonita mas nos sabemos que muitos vezes na pratica esta teoria não é aplicada em suas praticas educacionais tudo isto depende do desempenho e da boa vontade dos lideres de uma instituição educacional assim esta teoria poderia sair do papel. lol!

Ver perfil do usuário http://pedagogiafafipar.umforum.net

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 8 de 10]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum