Tecnologias Educacionais
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tecnologias Educacionais

Pedagogia noturno 3° ano FAFIPAR


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Implicações das daptações Curriculares

+34
Joicy Costa
daniele
Flávia
edina
Thaiz
waldirene
Jeniffer da Cruz
marcos tec
Eliana Brittes
cristiane albuquerque
aline
ana paula
sandrinha
Eliane Ramos
eliana paula
juliana
Joice
graziele
Aline Wapiniki
Adriano Ferreira
Reginaldo Mandú
heloise
Geórgia
Cristiane Connick
jessica rodrigues
Viviane Nunes
Francieli Eineck
camila
Patrícia Siau
Leticia
Alaine
Ana Maria
Kelly Marques
Admin
38 participantes

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 10]

Elizane


Convidado

Só que tem várias questões para ressaltar exemplo, dentro das escolas, outra função dos docentes, além de lidar com as pessoas que têm necessidades especiais, é integrá-las com o restante dos colegas.
“Valorizar o aluno especial, e não limitá-lo nas atividades do dia a dia, é o primeiro passo para sua integração com o grupo”, ai está isso é feito realmente
por que em estágios que fiz na época do magistério,não vi nada disso
e isso é algo que depende do professor por em prática, se os
professores fossem bem qualificados mas principalmente dispostos
muita coisa mudaria,por que no que vejo é isso que anda faltando
dentro do ensino para pessoascom necessidades especiais!

Elizane


Convidado

Concordo com Eliana e Juliana o que tem que ser visto é como os professores estão lidando em questão de se "adaptar" com o problema e necessidade do aluno a dificuldade na verdade não é a limitação dos alunos com deficiências e sim as limitações dos professores que trabalham com eles, para lidar com essas situações e seus conhecimentos à respeito, até em saber identificar de onde vem o problema se são das situações precárias ou "do meio precário que esse próprio profissional podem estar se tornando."

Elizane


Convidado

Bem a realidade é que há "lacunas" nos procedimentos de inclusão dessesalunos
com deficiências fisicas,visuais e auditivas, e esses mesmos alunos
com necessidades especiais, necessitam de alguns
recursos didáticos e adaptações curriculares para que possam
participar ativamente no ambiente escolar em relações as suas
atividades curriculares, então essa é a origem do problema,no qual
eles teriam que dar mais foco!

Elizane


Convidado

Referente aos comentários feitos por Monique e Fran eu também concordo quando se é dito que essas adaptações curriculares devem ser sim um meio de melhor forma auxiliar os educandos e conciliar as necessidades dos alunos.

cristiane



Com esse forum pude ter uma visão mais ampla sobre as adaptações curriculares, pois além da minha opinião pude analisar as concepções dos outro e com tudo ter uma concepção bem mais completa sobre a inclusão.

6Implicações das daptações Curriculares Empty ... Sáb Nov 27, 2010 4:17 pm

Monique


Convidado

Contudo que foi dito nesse fórum, acredito que a turma
tenha conseguido fazer a compreensão ao que se trata das adaptações curriculares,
e entendedo-as como um procedimento comumente necessário no
processo inclusivo, uma vez que propicia a participação dos alunos
nas discussões, atividades e rotina da turma em que está inserido, valorizando sua produção.

edina



O fórum acrescentou bastante, podemos ver como os acadêmicos vêem essa questão da adaptação e em quais aspectos devemos mudar... Very Happy

Cristiane Connick



Segundo Franco (1998), procura-se passar para os educadores e educadoras, bem como para a opinião pubblica, a idéia de que a escola esta aberta para atender a todos. Que o convívio social com as diferenças levará a formação de individuos mais tolerantes e atentos a diversidade, seja ela cultural, social, de necessitades educativas especiais.Adota-se sobretudo,o discurso de que todos são iguais, ou melhor,todos são especiais, todos merecem atenção e ensino diferenciado.
Assim é que ós deparamos, por exemplo, com a idéia dde que a escola deve buscar o respeito as diferenças e que as mesmas não podem ser vistas como obstáculos para o cumprimentos da ação educativa. ( BRITO,1999)

eliana paula



Foi muito bom este forum pois acredito que aprendemos muito, espero que todos nos não nos acomodemos e não nos esqueçamos de fazer um transformação nas nossas atitudes para efetivamente fazermos a diferença na educação.

Cristiane Connick



Concordo, afinal o que se espera dos profissionais atuais é isso uma visão holistica do que esta acontencendo nas práticas e a iniciativa de mudar o ambiente escolar que esta inserido, já é um bom começo

Ana Maria



Alaine... faço das suas palavras as minhas!!!

Alaine



Na finalização de mais um fórum pude perceber neste de modo particular o desempenho e uma melhor atuação de todos os participantes, que todas essas críticas construtivas façam parte de nossa prática escolar, que nos leve a uma plena realização a favor acima de tudo da boa aprendizagem dos alunos e que todas as críticas negativas não nos rodei fazendo-nos enxergar a realidade com olhos fechados deixando um dia de lado tudo que tanto discutimos nessas semanas.

Adriano Ferreira



Outro ponto importante quando falamos de adaptações curriculares com resultados satisfatórios na prática deve ser a flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola para atender à demanda diversificada dos alunos que apresentam algumas dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou outro problema qualquer que necessite desta atenção por parte dos estabelecimentos de ensino.


Patrícia Siau



- Aperfeiçoar sim, cada um fazendo sua parte, a solução é que nos faremos parte de uma nova geração e sem dúvida ainda iremos de confronto com muitas pessoas que ja se formaram a outros tempos e tem uma postura contrária à aquela que procuramos e acreditamos que existe.

Eliana Brittes



O que estamos percebendo neste fórum, é a preocupação quase que geral de todos nós, fazer a diferença no meio educacional, eu espero que esta preocupação não fique só em palavras, mas em ação e atitude. NÃO FIQUE OLHANDO O QUE TEU AMIGO ESTÁ FAZENDO E QUE VOCÊ ACHA QUE PODERIA FAZER MELHOR! MAS, BUSQUE SE APERFEIÇOAR NAQUILO QUE JÁ ESTÁ EM SUAS MÃOS OK!...que sua critica seja sempre construtiva! drunken Sleep

Adriano Ferreira



Além dos outros elementos a serem implantados para que ocorra a real inclusão na prática dos alunos com necessidades, é muito importante ser verificado a possibilidade de incluir professores com especialização na áera da dificuldade identificada, serviços de apoio para auxiliar a prática pedagógica e outros não convencionais, objetivando promover o processo educacional com resultados satisfatórios.

marcos tec



Com toda certeza Flávia, as adaptações devem ser feitas em ambos os aspectos, tanto para as pessoas que possuem alguma deficiencia física ou mental, quanto para os que não possuem. Vambommel em seu artigo ao falar da inclusão com responsabilidade em relação as adaptações curriculares axplicita que as adaptações podem ocorrer de curto a longo prazo, desde aspectos de natureza física e arquitetônica, até metodológicas, ambientais e de relações socias. Tal concepção ilustra que as adaptações curriculares são as diferentes transformações e suas naturezas, que são organizadas, articuladas e elaboradas com a finalidade de possibilitar que o sujeito entre em contato e possa se apropriar do material a ele exposto. Sendo assim, podemos entender que todos possuem suas particularudades e por considerar essas particularidades que o curriculo como um todo precisa ser pensado e repensado, tanto em aspectos operacionais quanto metodológicos.

Leticia



Concordo com vocês Thaiz e Adriano, quando tratam que deve haver uma iniciativa da equipe gestora quanto adequar a escola às reais necessidades dos alunos, porém acredito que isso isso não deva se restringir somente a equipe, mas também deve haver a interação de todos, pois afinal todos os que atuam na educação são educadores e podem dar sua contribuição em diferentes aspectos.

Geórgia



Flávia faço das suas palavras as minhas. Pois, achei que nesse fórum foi bem mais proveitoso. E quanto as adaptaçoes curriculares, também penso que não limita-se somente à inclusão dos portadores de necessidades especiais,pois a diversidade cultural que existe nas salas de aula também merecem ser analisadas com bastante apreço.

20Implicações das daptações Curriculares Empty Adaptações Curriculares Sex Nov 26, 2010 1:30 am

Flávia



Acredito que este fórum foi muito produtivo para nós,pois intergimos muito mais do que no fórum anterior, pudemos ver vários pontos de vista e questionamentos a respeito da questão proposta pelo professor. Só achei que foi dado muita ênfase à questão das adaptações curriculares para portadores de necessidades especiais, só que a questão das adaptações curriculares não correspondem somente a esse aspecto, pois o currículo deve ser adaptado às diversas diferenças existentes dentro da sala de aula, sejam estas questões cognitivas, sociais, culturais, afetivas, emocionais, , entre tantas outras que rodeiam o cotidiano escolar.
O que fica para mim de todas estas discussões é que é essencial que nós futuros professores, diretores ou coordenadores nós concientizemos de que é necessário que estejamos abertos a mudanças e adaptações no decorrer de toda noss vida como educadores, pois somente dessa forma seremos realmente educadores que se comprometem com sua profissão.

Eliane Ramos



A intereção em sala de aula tem que ter uma proposta clara e objetiva tanto para o professor quanto para o aluno em mediar o conhecimento que vem contribuir para o desenvolvimento da criança e do jovem, esse pensamento nos leva a ampliar a concepção de curriculo. Curriculos com conteúdos que tragam informações necessárias para formar individuos capazes de resolver seus problemas, solucionar, criar, refletir e adquirir novos conhecimentos para ter uma visão critica do mundo.

Isabele Cabral



É isso mesmo Eliana...para se pensar em adaptações curriculares, temos que saber o que é o currículo e fazer como o professor Antônio fala: Desconstruir aquela teoria que nós "tínhamos" e que muitos ainda tem de que o currículo apenas é um documento da escola onde encontramos todos os conteúdo a serem trabalhados no ano dentro da sala de aula.Pudemos aprender de que o currículo é muito mais abrangente do que essa antiga teoria, vaialém da sala de aula, ele é dinâmico e bucsa renovar e reformular os conhecimentos históricamente acumulados para socializar os alunosdentro de um contexto que engloba valores.E as adaptações vieram de fato para adaptar ainda mais o ensinpo das crianças que precisam mais de atenção, e essa daptação precisa de um espaço físico, de materiais que serão específicos na aprendizagem de tais alunos que apresentam tipos de deficiência, e elas serão precedidas de uma avaliação rigorosa do aluno.

23Implicações das daptações Curriculares Empty Adaptações curriculares Sex Nov 26, 2010 12:02 am

Isabele Cabral



Muito interessante o que a Sandra escreveu, pois nos leva a refletir de fato o nosso posicionamento enquanto futuros professores, pedagogos, coordenadores, direttores.Concordamos que a educação no Brasil ainda está muito longe de ser o que está escrito no papel, acredito que se for culpar alguém os primeiros serão os governates, aqueles que estão no poder que criam e aprovam as leis, projetos. A educação parece não ser prioridade para eles pois ao contrário não estaria tão escassa, posso dizer que tudo é reflexo do nosso governo...
Temos ainda um ano para refletirmos sobre a nossa formação e o que faremos, qual será o nosso posicionamento a partir do momento em que estivermos literalmente FORMADOS.
Pessoal esse é um desabafo tá!!!

eliana paula



As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria
pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os
currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São
uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em
contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais
e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e
reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há
entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade.
Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.
(Caderno- curriculo e diversidade)

sandrinha



Muito interessante o que a Gleyce ressaltou, podemos ver que as indagações são muitas quando falamos em adaptações curriculares geram sem dúvida algma perguntas que precisam de respostas exatas, e que consequentemente nos fazem refletir nas várias possibilidades elaborar um currículo que pautado na diversidade biológica dos ser humano, ou seja, dos educandos...é, realmente nos perguntamos...será que as escolas estão preparadas para lidar com essa diversidade que vai além das diferenças físicas dos alunos?E não é somente as escolas mas também os professores...?E a formação dos mesmos está de acordo com essa nova proposta de currículo, os cursos de formação de professores estão suprino as necessidades demandadas pela educação...? Qual é a postura de todos que fazem parte do processo de Ensino-Aprendizagem nas escolas, será que favorável à mudanças...?
Todas essas e outras questões que precisam ser questionadas e respondidas por nós mesmos, os profissionais da educação!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 10]

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos