Tecnologias Educacionais
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tecnologias Educacionais

Pedagogia noturno 3° ano FAFIPAR


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Implicações das daptações Curriculares

+34
Joicy Costa
daniele
Flávia
edina
Thaiz
waldirene
Jeniffer da Cruz
marcos tec
Eliana Brittes
cristiane albuquerque
aline
ana paula
sandrinha
Eliane Ramos
eliana paula
juliana
Joice
graziele
Aline Wapiniki
Adriano Ferreira
Reginaldo Mandú
heloise
Geórgia
Cristiane Connick
jessica rodrigues
Viviane Nunes
Francieli Eineck
camila
Patrícia Siau
Leticia
Alaine
Ana Maria
Kelly Marques
Admin
38 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 9 de 10]

201Implicações das daptações Curriculares - Página 9 Empty Re: Implicações das daptações Curriculares Sáb Nov 13, 2010 10:56 pm

Aline Wapiniki



Olá acadêmicos.
Conforme tenho estudado, pude compreender que currículo é algo que não é pronto e acabado, portanto acredito que as adaptações curriculares visam trazer para o ambiente educacional recursos para todos, fazendo com que os principais sujeitos participem do processo de construção do currículo; levando-se em consideração o ambiente em que este currículo será "aplicado", e ai, concordo com a Camila, sobre a escola ter a iniciativa de dar a possibilidade do educador repensar sobre a diversidade, porque este é um sujeito participante do currículo e precisa ter conhecimento para contribuir com o processo.
As adaptações seriam efetivadas a partir do momento que fosse tratada de maneira igualitária e sendo direito a todos e não aos considerados "diferentes".

Cristiane Connick



Concordo com a Fran,pois a partir do momento em que se estuda o caso, focalisando seu objetivo, fica muito mais facil realizar adaptações significativas do curriculo, para atender as condiçoes específicas necessárias, de modo a obter maior participação do aluno nas atividades curriculares comuns e possibilitar o alcance dos objetivos definidos para cada etapa educativa.

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Sim claro.,.,
É necessário tbm enfatizar que sempre se deve adotar, no estudo de caso, critérios que evitem adaptações curriculares de grande porte desnecessárias, especialmente as que implicam em supressão de conteúdos, eliminação de disciplinas, ou de áreas curriculares c
omplexas.
Shocked Shocked Shocked

jessica rodrigues



Mas Fran não podemos esquecer que as adaptações curriculares no âmbito do Projeto Pedagógico devem focalizar principalmente a organização escolar e a disponibilização de serviços de apoio. Elas devem propiciar as condições para que as demais adaptações que se façam necessárias para atender às ecessidades especiais
de alunos possam também ser implementadas.

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Implicações das Adaptações Curriculares, portanto, são respostas educativas que
devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os
alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais
especial o acesso ao Currículo e a participação integral, efetiva e bem-sucedida em uma programação
escolar tão comum quanto possível
. bounce bounce bounce bounce bounce bounce

jessica rodrigues



Não há aprendizagem se não houver um
ensino eficiente. Para que haja um ensino produtivo e eficiente, entretanto, há
que se considerar as características e peculiaridades de cada aluno, que devem
direcionar as respostas educacionais que o sistema dará a cada um e a todos
os alunos.

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Implicação:
s.f. Estado de uma pessoa implicada em um processo.
Fig. Implicância, incompatibilidade.

Adaptação:
s.f. Ação de adaptar; resultado desta ação.
Fig. harmonizar,acomodar,adequar;

Primeiro devemos saber o conceito de cada palavra partindo disso podemos pensar melhor sobre o assunt
o,.,.,.,

Adriano Ferreira



As adaptações curriculares são necessárias para que possam corresponder às reais necessidades de cada região ou mesmo de cada escola. Muitas cidades têm elevadíssimos índices de acidentes com vítimas no trânsito, o que faz com que suas escolas necessitem incorporar a educação para o trânsito em seu currículo. Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, eleitos por envolverem problemáticas sociais atuais e urgentes são outros exemplos de temas para adaptações no currículo escolar em constante debate no cenário nacional e isso implica que na prática pedagógica a equipe escolar necessita de aperfeiçoamento contínuo nestas questões e apoio técnico de outros órgãos da sociedade para ajudá-la.



Última edição por Adriano Ferreira em Sex Nov 12, 2010 10:38 pm, editado 1 vez(es)

Reginaldo Mandú



Olá amigos acadêmicos, concordo com a posição da Heloise pois, para atendermos as necessidades de "adaptações do currículo" precisamos ter conhecimento do mesmo e de sua construção, objetivos e finalidades.
Devemos colocar de uma forma igualitária a fim de debater a diversidade existente na escola afim de atender as necessidades de todos e com isso dando inicio ao processo de conhecimento. santa santa

heloise



Para atender às diversidades de que falamos, há a necessidade de “adaptações” do currículo regular, envolvendo modificações organizativas, nos objetivos e conteúdos, nas metodologias e na organização didática, na temporalidade e na filosofia e estratégias de avaliação, permitindo o atendimento às necessidades educativas de todos, em relação à construção do conhecimento Very Happy

Alaine



Voltando ao comentário da Vivi, ao meu ver a adaptação curricular deve garantir ao aluno aprendizagem de forma igualitária, levando em consideração a sua capacidade e dificuldade, cabendo ao professor ter habilidade para explorá-la e superá-la.

Leticia



Concordo com a Camila quando diz que, a escola é que deve tomar a iniciativa de promover a interação dos profissionais de educação, afim de atender e refletir a diversidade presente na escola, onde os mesmos devem ser comprometidos atendendo as necessidas dos alunos.

camila



O curriculo é algo almplo e bem complexo pois envolve todos os pontos para que ocorra a aprendizagem desde os aspectos psicologicos até culturais.
Como podemos ver nesse trecho....Silva (2001) ressalta que o currículo não pode ser compreendido simplesmente como um elemento de transmissão de conhecimentos, tampouco um processo neutro, por encontrar-se “centralmente envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos, naquilo que nos tornaremos. O currículo produz, o currículo nos produz” ....

Seria interessante que a escola tivesse a iniciativa de organizar encontros para que os educadores repensem, reflitam sobre essa relação com a diversidade, tivessem a consciência de como trabalhar nessa perspectiva, tentando romper com essa monocultura predominante em algumas escola.

Concordo com que a Monique falou sobre um ensino eficiente.

214Implicações das daptações Curriculares - Página 9 Empty Implicações das daptações curriculares Qui Nov 11, 2010 2:01 am

Viviane Nunes



Eu acho que o professor tem que garantir o aprendizado de alunos com necessidades educacionais diversas dos demais, no contexto de suas atividades rotineiras e do planejamento para a turma com um todo.
study

215Implicações das daptações Curriculares - Página 9 Empty Implicações das daptações curriculares Qui Nov 11, 2010 1:53 am

Viviane Nunes



A inclusão de alunos com necessidades especiais na classe regular implica o desenvolvimento de ações adaptativas, visando à flexibilização do currículo, para que ele possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula, e atender as necessidades individuais de todos os alunos. flower

216Implicações das daptações Curriculares - Página 9 Empty Implicações das daptações curriculares Qui Nov 11, 2010 1:47 am

Viviane Nunes



As adaptações curriculares, propriamente ditas,são modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo, ou em aspectos dele, para acomodar os alunos com necessidades especiais. santa

Alaine



Pegando seu gancho Fran, quanto a adaptação do currículo, é considerável a nossa diversidade e essas diferenças nos faz estar em constante mudanças que exigem necessárias modificações para superaras dificuldades encontradas no processo educacional.

É preciso ter em mente antes de qualquer adaptação curricular questões fundamentais como: o que o aluno deve aprender, como e quando aprender,...

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Olá.,.,,
gostei do que você falo geórgia em relação aos métodos realmente não existe um que seja o correto e o tradicional não é 100% ruim deve-se sim aproveitar de tudo um pouco...e aproveitando o que Monique respondeu concerteza, o currículo deve ser adaptado de modo que atenda todos os alunos.
Razz

219Implicações das daptações Curriculares - Página 9 Empty ... Qua Nov 10, 2010 11:41 pm

Monique


Convidado

Tendo a certeza de que cada um é diferente do outro, tanto
falando de suas características físicas, sociais, culturais,
quanto de seu funcionamento mental.Acredito que não há
aprendizagem se não houver um ensino eficiente. E Para que
esse ensino seja produtivo, no entanto, precisa-se
levar em conta toda e qualquer caracteristica do aluno, que
irá direcionar as respostas educacionais que o sistema dará a
cada um e a todos os alunos. Com isso posso entender que
adaptaçoes curriculares venha a ser respostas educativas que
devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer
a todos os educandos.

220Implicações das daptações Curriculares - Página 9 Empty dgdfg Qua Nov 10, 2010 11:12 pm

dgdg


Convidado

gdfggd

camila



pois é Georgia agora que você falou realmente parece que eu estou defendendo um metodo de ensino, mais não isso....
na verdade tem que se pensar quais concepçoes de curriculo a escola tem que ter para trabalhar nessa dimensão....
e isso acaba por muitas vezes ter que modoficar essa antiga idéia de curriculo.

Geórgia



Boa tarde caros acadêmicos!
Em especial à Camila, gostei e concordo com seu comentário, pois também acredito que para obtermos um currículo com sucesso devemos respeitar e reconhecer a demanda das diversidades culturais presentes no âmbito escolar. Mas, quando você falou em abandonar as concepções tradicionais, discordo parcialmente, pois o tradicional não é 100% ruim, assim como todos os métodos e tudo na vida, apresentram seus aspectos positivos e negativos, cabe ao professor saber aproveitar da melhor forma possível de acordo com sua realidade educacional. Very Happy

Cristiane Connick



eu acredito que para adaptar um curriculo para atender a todas as demandas é necessário este estar baseado nas somas de informações e saberes já elaborados, mas principalmente baseado na construção de um novo saber, trata-se de uma saber constituido na prática diária, elaborado e relaborado no seu dia a dia,hoje,são requeridos novas exigencias de atuação profissional conseguentemente novos saberes pedagógicos,e para adaptar o curriculo é necessario analisar a demanda de cada criança, as condiçoes da escola e da equipe. Wink

camila



segundo o texto "CURRÍCULO COMO CULTURA DA ESCOLA: os desenhos do ordenamento temporal e espacial da escola inclusiva" da Fabiany de Cássia Tavares Silva:
“A análise e estudo do currículo como cultura da escola só têm verdadeiros sentidos se
conseguirem mobilizar todas as dimensões pessoais, simbólicas e políticas da vida
escolar, não reduzindo o pensamento e a ação educativa a perspectivas técnicas de
Gestão ou de eficácia. Os processos de estudo e investigação educacional passam pela compreensão da escola em toda a sua complexidade técnica, científica e humana”.

Então podemos ver que a escola deve ter uma visão ampla, como já foi dito, para construir um currículo que visa reconhecer a diversidade cultural, tendo a consciência que o posicionamento dela perante as diferenças interfere nos resultados da escolaridade.

Eu acho que primeira dificuldade da escola em adaptar um currículo que tenha um olhar mais amplo para a diversidade seria abandonar as concepções tradicionais do currículo.

jessica rodrigues



Oooi Fran.,.,
Só que a própria Constituição Brasileira nos remete a planejarmos a longo praso ela é é simples e direta: a educação possui como finalidade a garantia de cidadania e a preparação para o mercado de trabalho.
mas em relação a adaptação curricular, pensamos muito no coletivo e o individual como fica???
nenhum aluno é igual temos inúmeras diferenças...e o currículo ja visa trabalhar a escola como um todo. quando falamos em adaptação curricular lembramos dos alunos PNE mas como você falo e aquela aluno que apanha em casa, aquele que foi estuprado? nós cansamos de escutar das crianças esses tipos de coisas em nossos estágios e o que se faz?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 9 de 10]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos