Tecnologias Educacionais
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tecnologias Educacionais

Pedagogia noturno 3° ano FAFIPAR


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Implicações das daptações Curriculares

+34
Joicy Costa
daniele
Flávia
edina
Thaiz
waldirene
Jeniffer da Cruz
marcos tec
Eliana Brittes
cristiane albuquerque
aline
ana paula
sandrinha
Eliane Ramos
eliana paula
juliana
Joice
graziele
Aline Wapiniki
Adriano Ferreira
Reginaldo Mandú
heloise
Geórgia
Cristiane Connick
jessica rodrigues
Viviane Nunes
Francieli Eineck
camila
Patrícia Siau
Leticia
Alaine
Ana Maria
Kelly Marques
Admin
38 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 8 de 10]

176Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty RE:adaptações curriculares Qui Nov 18, 2010 12:15 am

sandrinha



Realmente concordo com a Cristiane, o currículo tem que ser adaptado sim, porém, não surti efeito algum se o professor não estiver preparado para tal...é necessário, quando falamos em implicações currículares pensarmos o que realmente deveríamos fazer para melhorar a qualidade de ensino para os nossos alunos, que adaptações precisariam ser feitas, qual o objetivo que se quer alcançar com tal mudança e finalmente ter a plena convicção de que a mesma proporcionará benefícios tanto no presente quanto no futuro...enfim são tantos os questionamentos, contudo cabe ao professor adotar uma postura reflexiva e ativa para que tudo isso se concretize.

177Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty i.d.c. Qui Nov 18, 2010 12:14 am

graziele



Concordo com a Ana Maria, pois muitas vezes a criança tem uma
deficiência mínima, mas os pais e professores acham mais cômodo
colocar a criança numa escola especial do que numa escola normal,
não pensam na pessoa que tem que ser socializada com outras
pessoas de sua idade para poderem se desenvolver melhor.
O que tem que ser feito é a adaptação certa para esse aluno ser
inserido onde lhe é de direito. sunny

Cristiane Connick



Concordo com a Juliana, eu acredito que todos os métodos são validos, a partir do momento que funcionem, pois cada criança tem seu tempo seu espaço e temos que respeitar,o que falta é fazer com que o professor que está diretamente ligado ao aluno se aproprie desses métodos e planeje suas aulas de forma atraente que prenda a atenção de seus alunos e que o mesmo professor tenha condiçoes de reformular outros métodos para alcançar os demais,as adaptações curriculares se fazem a partir dessas práticas, pois como dizem alguns colegas de que adianta adaptar o curriculo se na pratica continua no mesmo, o professor desinteressado em aprender, o aluno " especial" jogado pelos cantos ou tentando se encaixar em algum grupo e a coordenação da escola fazendo de contas que está tudo perfeito, que a inclusão e funciona.è necessário cursos de capacitação para os professores, coordenadores e diretores mas também é necessário que se tenha alguém visitando, cobrando na prática tais adaptações, de nada adianta adaptar o curriculo, jogar nas escolas e.....

juliana



PENSO QUE A POSIÇÃO DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO É IMPORTANTÍSSIMOS MAS, SEM AJUDA, SEM UMA ORIENTAÇÃO, SEM DIREÇÃO, DIFICILMENTE ELE CONSIGA FAZER ALGO SOZINHO ! O QUE QUERO DIZER É QUE AS ADAPTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DEVEM ACONTECER A TODO MOMENTO JÁ QUE ELE ESTA DIRETAMENTE LIGADO AO ALUNO, MAS A PARTIR DO QUE?? E PARA QUE, SERÁ QUE PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA ESSAS QUESTÕES SOBRE ADAPTAÇÃO, DIVERSIDADE NOS CURRÍCULOS ESTÃO CLARAS!!?????
QUANDO FALO QUE O CURRÍCULO PRECISA NASCER DE NOVO NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO SERVE MAIS OU QUE NUNCA SERVIU, MAS QUE PRECISA SER RECRIADO MODELADO PARA PELO MENOS PODER DIRECIONAR OS PROFESSORES QUE ESTÃO BATALHANDO EM SALA DE AULA PARA ATENDER TANTOS INTERESSES DIFERENTES AO MESMO TEMPO !!!

camila




Na verdade se fala em adaptar um novo currículo, mas temos que ter a consciência que não basta simplesmente aumentar a grade curricular, jogando novas disciplinas ou adaptando em outras matérias, se a forma como esta sendo ensinado muitas vezes não consegue atingir o objetivo; contribuir, ampliar o conhecimento do aluno ( como o prof° Antonio disse).
NÃO ESTOU QUERENDO DEFENDER NENHUM MÉTODO, mas creio que temos sim, que pensar em abordar em sala se aula esse pontos fundamentais; a diversidade em todas as duas dimensões, mas pensar também como iremos conduzir esse processo, para atingir nosso objetivo, na medida em que temos vários alunos, e cada um com seu tempo e forma de apropriar desses conhecimentos. E aí que eu acho, que começam aparecer as implicações para adaptar um currículo, pois não basta oferecer meios para que os profissionais da educação ampliem seus olhares, dependemos muito da boa vontade deles, em deixar de reproduzir e começar fazer com os alunos sintam parte desse processo.

Ana Maria



Realmente a Grazi e o Reginaldo têm razão. Adianta termos um currículo maravilhoso para não ser seguido 100%? Adianta vermos os erros dentro das escolas que trabalhamos e não fazermos nada?
Muitas vezes até mesmo as escolas impedem que tentemos mudar o que vemos de errado.
Para muitas, por falta de preparação, tratam os seus alunos que são "diferentes" da mesma maneira que os outro, mesmo que esse aluno necessite de uma atenção especial para poder compreender melhor o que está sendo ensinado.

182Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty impl. das adap. cur. Qua Nov 17, 2010 6:20 am

graziele



confused O que o Reginaldo escreveu é verdade, no papel é tudo maravilhoso, só que nossa realidade é muito diferente, tem muitas coisas a serem adaptadas no curriculo, nós que estamos no meio escolar que vemos muitos erros existentes dentro das escolas, mas não basta apenas ver e comentar tem que ajudar e trabalhar para que essa realidade mude, está em nossas mãos. confused

Ana Maria



As adaptações curriculares devem ser feitas para a socialização dos alunos com outras pessoas. E para mostrar que inclusive aqueles que possuem algum problema físico e/ou mental são capazes de aprender como as que não possuem nenhum desses problemas.

Eliane Ramos



Para que seja implantada as adaptações nesse nível tem caráter funcional, são significativas e elaboradas para alunos com déficits graves e permanentes, que não consigam alcançar os objetivos, conteúdos e componentes propostos no currículo regular. Devem ser realizadas por especialistas com a ajuda da família e após uma avaliação psicopedagógica.

eliana paula



Para que essa adaptação aconteça é necessario criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento;
- propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar;
- Favorecer a participação nas atividades escolares;
- Propiciar o mobiliário específico necessário;
- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários;
- Adaptar materiais de uso comum em sala de aula;
- Adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos de comunicação oral (no processo ensino-aprendizagem e na avaliação).

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Boa tarde!!!
Realmente Jé...e torno a dizer que não precisamos radicalizar ao ponto de afirmar que nada do currículo atual serve, deve-se sim fazer uma reflexão sobre o mesmo mas acrescentando subsídios, ao invés de jogar tdo fora e partir do zero. Concordo com o Rodrigo quando ele diz que na teoria tdo é bonito e na pratica é diferente, mas não devemos nos prender a isso...Na realidade tdo esta nas mãos de quem está mais próximo das crianças do que um papel, ou de uma organização que nem ao menos está presente no dia-a-dia desses alunos, nós enquanto professores que devemos estar atentos a essas adaptações.
santa santa santa santa santa

jessica rodrigues



Sim Juliana mas um novo currículo não nasce da noite pro dia.,.,tdo é um processo e requer trabalho para isso estamos aqui discutindo sobre tal assunto,...

juliana



Concordo com uma observação que a Bárbara fez, nove anos de ensino fundamental, três anos para ensino médio, ai são doze anos na vida escolar incluir novas disciplinas seria o caminho ???? quando muitas vezes não se da conta nem das disciplinas tradicionais!!!! penso que um planejamento melhor elaborado que comportasse a ADAPTAÇÃO essas disciplinas dentro do currículo já existente seria algo mais coerente. Ideal seria mesmo como a bah. colocou, o nascimento de um novo currículo!!
Mas enquanto isso !!!

BárbaraM


Convidado

Quando se fala em Adaptações Curriculares, eu penso no currículo de hoje, que deveria morrer e nascer de novo. Primeiro, onde já se viu não reprovar um aluno; não conseguiu, paciência, tenta de novo ano que vem.E também deveria haver uma idade máxima para terminar o 2° grau, pois nos deparamos com um aluno de 25 anos que bateu em uma professora, pois a mesma o reprovou.Agora temos 156 novas disciplinas para serem escolhidas para por no curriculo. Tenha santa paciência, 9 anos ensino fundamental e 3 médio, e não dá pra encaixar essas 156 disciplinas? Cultura cigana? Pra quê? Cultura cigana, índigena, africana e de mais culturas deveriam ser automáticas, naturais na disciplina de História e até Geografia.

Joice



Sendo a escola onde os indivíduos terão contato com os mais diferentes gêneros, religiões, raças, enfim com o que para eles é diferente, vejo que as instituições tem um grande desafio em desde as séries iniciais trabalhar esse conhecer e aceitar; a questão é: infelizmente temos ainda muitas PROFESSAURAS que indiretamente continuam a incentivar as ações de preconceito e exclusão.

camila



Rose, acredito que não apenas na própria escola, mas todo o sistema educaconal tem que mudar esse olhar, ainda tratando do Brasil, que é uma misturas de povos....
e claro que a escola que deve começar a ampliar os olhares...

Rose


Convidado

Acredito que está intrínseco nas pessoas o não aceitar o diferente. Que existe diversidade todos sabemos, mais fomos mediatizados por adultos com preconceitos, e isso não é fácil de mudar. Espero que através da escola esse quadro mude, mais com certeza deve ser mudado na raíz da educação, isto é, do maternal ao medio, superior, especialização, etc..

camila



certamente toda mudança não é facil, como diz Reginaldo, pois sabemos como é a realidade escolar. Porém, sabemos que a escola interfere na vida dos alunos, interferindo na sociedade. Sei que toda a mudança é complicada, mas se realmente queremos oferecer as oportunidades iguais para os alunos, devemos reconhece que ninguém é igual, por isso, não se pode trabalhar beseado em um curriculo que não reconhece as diferenças. Como a Aline W. disse o curriculo não é algo que pronto e nem acabado,e sim construido com a conribuição todos os envolvidos, para melhor atender de acordo com a sua realidade.

194Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty implicações das adaptações curriculares Ter Nov 16, 2010 4:21 am

graziele



flower De acordo com o que vimos em sala de aula o currículo deve ser pensado com base em uma perspectiva mais holística e construtiva na aprendizagem, ou seja, nós os novos profissionais da educação temos que repensar sobre esse currículo e fazer as adaptações contando com uma base construtiva para as instituições de ensino.
Sempre irão existir adaptações a serem feitas e novos trabalhos a serem testados, só depende da boa vontade de mudança, que é o que falta para esses profissionais.

flower

Reginaldo Mandú



TUDO ISSO AMIGOS É MUITO BONITO COLOCADO EM PLANEJAMENTOS E METAS, MAS SABEMOS QUE TUDO QUE SABEMOS E VEMOS NO NOSSO DIA A DIA, OU SEJA ATRAVÉS DE NOSSOS FILHOS OU VIZINHOS, OU ATÉ MESMO EM NOSSO TRABALHO PARA AQUELES QUE EXERCEM A PROFISSÃO DE DOCENTES, VEMOS QUE É TUDO E TODO DIA COLOCADO A PROVA, TUDO AQUILO QUE VEMOS NO QUE SE DIZ ADAPTAÇÕES CURRICULARES.
Para que possa ocorrer mudanças e transformações no curriculo temos muito que mudar e amadurecer, pois a nossa sociedade e os que se dizem professores,repassadores de conhecimentos sente-se com medo, retraidos pois os mesmo tem se tornado, acomodados com o saber e sua metas para com a sociedade e para com aqueles que possuiem dúvidas, interrogações e muita curiosidade do que ainda não compreenderam.

juliana



AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES LEVAM PARA AS ESCOLAS SUAS INTERROGAÇÕES SOBRE COMO SE É TRATADA AS QUESTÕES RACIAIS, SEXUAIS, CONDIÇÕES SOCIAIS ETC.. E ESPERAM RESPOSTAS DA ESCOLA PARA ENTENDER O MUNDO. REPENSAR O CURRÍCULO SIGNIFICA TRATAR ESSAS QUESTÕES DE MANEIRA SISTEMATIZADA, DANDO A DEVIDA IMPORTÂNCIA A ESSES CONHECIMENTOS, QUE TRABALHE A DIVERSIDADE DE MANEIRA ABERTA, HUMANIZADORA, SOCIALIZANDO OS SABERES.

Joice



embora sempre há pessoas que trabalham na área da educação falando sobre as inclusões acredito que antes de questionarmos as ações ocorridas dentro das instituições de ensino deveriamos analisar e avaliar as ações que os orgãos competentes(secretarias e ministério da educação) estão tomando para que isso se concretize realmente para que não sejam apenas números de amostra como vemos hoje.

198Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty implicações das adaptaçóes curriculares Seg Nov 15, 2010 5:15 pm

graziele



Concordo plenamente com o que a Aline escreveu, pois o curriculo nunca vaim ser algo pronto, a educação sempre está em mutação, portanto as adaptações curriculares também estão, sempre irão aparecer novas crianças e novos profissionais da educação e assim novas implicações para essas adaptações curriculares.

199Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty replica Dom Nov 14, 2010 11:58 pm

Kelly Marques

Kelly Marques

Então rodrigo e demais colegas, será que esta adaptações curricular não poderia ser uma expecie de lei? como temos varias na LDB.
Será que isto só depende dos diretores, cordenadores e professores não seria algo de maiores proporções?

200Implicações das daptações Curriculares - Página 8 Empty tudo muito bonito Dom Nov 14, 2010 11:52 pm

Admin

Admin
Admin

toda esta teoria de adptações curriculares é muito bonita mas nos sabemos que muitos vezes na pratica esta teoria não é aplicada em suas praticas educacionais tudo isto depende do desempenho e da boa vontade dos lideres de uma instituição educacional assim esta teoria poderia sair do papel. lol!

https://pedagogiafafipar.umforum.net

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 8 de 10]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos