Como foi dito anteriormente pela Dani e a Sandra, a escola é um lugar onde existem pessoas de varias culturas que se interagem entre si... Mas não apenas em comportamentos, mas formas de aprendizagem, de apropriação dos conhecimentos.
Reforçando essa idéia; da importância de construir um currículo a partir da realidade escolar para melhor compreender, atender seus alunos... Aí como Marcos disse que a escola observe as possibilidades para poder construir um currículo amplo, que visa suprir essas carências, essas necessidades de seus alunos diante dos conteúdos, diante daquilo que ele não conhece, e eu não estou falando apenas das crianças portadoras de necessidades especiais, mas sim de todas as crianças, pois sabemos que as dificuldades de aprendizagem são enfrentadas por todas elas.
Eu encontrei esse trecho em um artigo:
... essas possibilidades se relacionam com aquilo que sabemos e em que acreditamos ao mesmo tempo em que são definidas na dinâmica de cada turma, dos saberes dos alunos, das circunstâncias de cada dia de trabalho. Ou seja, cada conteúdo de ensino, mesmo que repetidamente ensinado ano após ano, em turma após turma, vai ser trabalhado diferentemente por professores diferentes, em turmas diferentes, em situações diferentes. É nesse sentido que entendemos as práticas curriculares cotidianas, como associadas, sempre, às possibilidades daqueles que as fazem e às circunstâncias nas quais estes estão envolvidos....