Tecnologias Educacionais
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tecnologias Educacionais

Pedagogia noturno 3° ano FAFIPAR


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Implicações das daptações Curriculares

+34
Joicy Costa
daniele
Flávia
edina
Thaiz
waldirene
Jeniffer da Cruz
marcos tec
Eliana Brittes
cristiane albuquerque
aline
ana paula
sandrinha
Eliane Ramos
eliana paula
juliana
Joice
graziele
Aline Wapiniki
Adriano Ferreira
Reginaldo Mandú
heloise
Geórgia
Cristiane Connick
jessica rodrigues
Viviane Nunes
Francieli Eineck
camila
Patrícia Siau
Leticia
Alaine
Ana Maria
Kelly Marques
Admin
38 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ir para baixo  Mensagem [Página 10 de 10]

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Amiga Boa tarde...hehe
Sim claro concordo com vc mas não devemos nos prender apenas a isso sendo que um currículo é mais amplo. eu encontrei esta citação onde achei muito interessante.

"A questão do múltiplo, do plural, do diverso, bem como das discriminações a ela associados, passam a exigir respostas, no caso da educação, que preparem futuras gerações para lidar com sociedades cada vez mais plurais e desiguais. Cobra-se da educação e, mais especificamente do currículo, grande parte daquelas que são percebidas como medidas para a formação de cidadãos abertos, tolerantes e democráticos." (CANEN, 2002:175-176)

Muito se fala nessa questão de "Formar para que?" e esquecemos que lidamos com seres humanos a unica preocupação de muitos é pensado la na frente, sim claro é importante pensarmos à frente, mas o imediato? muitas crianças precisam de afeto, carinho não acredito na pedagogia do amor mas acredito no contato físico, um abraço um beijo. Uma dessas implicações dessas defasagens do currículo é isso essa falta de humanidade.
Shocked

jessica rodrigues



Olá meninas...boa tarde!!
Neste sentido que a Fran citou, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas por esse aluno ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construcionista educacional.

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Oi boa tarde a todos...Então Camila, falar quais seriam essas implicações torna-se mais difícil partindo do princípio de que cada escola tem uma identidade. Por mais que os conflitos sejam parecidos há diferenças. Portanto deve-se primeiro analisar o contexto que aquela escola está inserida e analisar ao problemas pra depois pensar em quais são as prioridades e adaptar o currículo de acordo com a necessidade da escola.
cheers

camila



realmente enquanto não se refletir sobre os conflitos que geram esse processo de ensino e aprendizagem, buscando connhecer e melhorar, iremos ver muitos alunos de dez anos com alunos de seis, ou alunos que passam de ano e que simplesmente não se apropriaram dos conteudos, entre varios outros problemas que poderiamos falar.

mas como a professora Mari fala, a escola deve ter a consciencia de que tipo de homem querem formar, e não falar algo e fazer outro, que contribuiçoes para a sociedade ela que deixar?

Uma nova escola começa aí, pela construção de um novo curriculo que contemple todos os individuos.

.....e quais seriam esses implicaçoes para se adaptar um novo curriculo?

230Implicações das daptações Curriculares - Página 10 Empty Implicações das daptações curriculares Ter Nov 09, 2010 2:26 am

Viviane Nunes



A realização de adaptações curriculares é o caminho para o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos. No entanto, identificar essas “necessidades” requer que os sistemas educacionais modifiquem não apenas as suas atitudes e expectativas em relação a esses alunos, mas que se organizem para construir uma real escola para todos, que dê conta dessas especificidades.

Francieli Eineck

Francieli Eineck

Concordo contigo Camila realmente acredito que sejam estas dificuldades como vc citou. acredito tbm q são essas dificuldades que fazem com que um aluno de dez anos esteja junto a outro de seis. Se vamos fazer uma seleção de currículo,devemos lembrar desses alunos, dessa maneira vamos conseguir trabalhar com outra visão, vamos priorizar sua auto-estima para que volte, para que retorne logo ao grupo de sua faixa etária.
Very Happy

camila



como o rodrigo ja falou. o que seria implicaçoes?
na minha visão são as dificuldades que se encontram para adaptar um curriculo humanizador; que respeite o tempo da aprendizagem, que saiba conduzir esse processo de aprendizagem, que não joga simplesmente os conteudos nos alunos, como eles fossem algo vazio. Essas adaptaçoes para um novo curriculos vão além de carteiras novas, envolvem o acesso dos alunos na escola, a forma como todo processo é conduzido.

Patrícia Siau



Essa implicação da adequação curricular proposta existe para subsidiar a prática docente propondo alterações a serem desencadeadas na definição dos objetivos, no tratamento e desenvolvimento dos conteúdos, no transcorrer de todo processo avaliativo, na temporalidade e na organização do trabalho didático-pedagógico no intuito de favorecer a aprendizagem do aluno.

Ana Maria



concordo aom você Rodrigo!! Very Happy

235Implicações das daptações Curriculares - Página 10 Empty adptações Seg Nov 08, 2010 2:07 am

Admin

Admin
Admin

As adaptações que podem ser empostas necessitam de parametros, cujos quais necessitam de ordens a serem aplicadas, desta maneira a escola , o professor, o aluno podem reconhecer cada atividade e desenvolver com maior flexibilidade para melhorar o aprendizado.
study

https://pedagogiafafipar.umforum.net

Leticia



A partir dessas adaptações poderemos definir o que é preciso adaptar para incluir, lembrando que não é a adaptação do currículo à criança com deficiência, mas sim ir de encontro às necessidades de cada criança, não é a adaptação da tarefa.

Alaine



Dentro da adaptação curricular podemos destacar dois tipos:

O primeiro é a adaptação de acesso ao currículo, onde são oferecidos recursos para os alunos com deficiência, promovendo assim a sua acessibilidade.
O segundo é o da adaptação nos elementos curriculares:o ensinar, o avaliar, definição de conteúdos e de objetivos,organização do trabalho didático.

238Implicações das daptações Curriculares - Página 10 Empty Implicações das daptações Curriculares Dom Nov 07, 2010 7:49 pm

Rose


Convidado

O curriculo precisa ser democrático, abrangente e inclusivo, para atender às singularidades do alunado – não apenas às chamadas necessidades educativas especiais, mas às necessidades individuais dos que transitam no espaço escolar.

Ana Maria



Tratar das adaptações curriculares é tomar consciência de que a inclusão não é impossível, e sim real.
As adaptações vieram para que o corpo docente possa perceber que
ninguém precisa sofrer (criança, família, instituição, professor e comunidade),
pois a inclusão não esta aí para criar conflitos ou angustias e sim para propor um novo processo educacional.
As adaptações começam sempre pelo não significativo.

Kelly Marques

Kelly Marques

Acredito que as adaptações curriculares podem ser vistas como mudanças necessárias para que a comunidade escolar venha a participar mais ativamente do convívio da mesma.

Admin

Admin
Admin

Para começar o que são Implicações das daptações Curriculares Question Question Question

https://pedagogiafafipar.umforum.net

242Implicações das daptações Curriculares - Página 10 Empty Implicações das daptações Curriculares Sáb Nov 06, 2010 1:53 am

Admin

Admin
Admin

Implicações das daptações Curriculares

https://pedagogiafafipar.umforum.net

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 10 de 10]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos